Aprender com a natureza

O Neighbourhood Nature Play é uma iniciativa da Evergreen e da cidade de Kitchener dedicado às famílias para as incentivar a que brinquem e aprendam na natureza.

Acredito que não seja necessário falar sobre a importância de deixar as crianças brincarem ao ar livre. Elas ficam mais calmas, aprendem a ter mais paciência, a respeitar o meio ambiente, e motivam a concentração e a curiosidade pelo que os rodeia. Já para não falar das vantagens de respirarem ar puro e aproveitarem o pouco espaço de tempo que temos sem terem de usar fatos de neve!

Esta altura de férias é a melhor para os levarem a fazer novas atividades, envolverem-se na comunidade, quebrar a rotina e fortalecer os vínculos afetivos.

Para além de tudo isto, estas brincadeiras na natureza estimulam a criatividade dos mais novos. Os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados no parque e complementados com os materiais fornecidos pelos monitores.

Há duas coisas que adorei neste programa:

  1. Os monitores vão ao encontro das crianças e puxam muito por elas e estão constantemente a desafiá-las a fazerem mais e melhor.

  2. As crianças brincam muito entre elas e com uma mistura de idades enorme! Muito ao encontro do método de ensino Montessori, baseados na autonomia e na liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas de cada criança.

Tragam os vossos filhos, sobrinhos ou netos para terem uma experiência sensorial e contato com cheiros, textura e cores diferentes, desenvolver a capacidade motora, o crescimento e o equilíbrio.

Estas sessões acontecem todas as semanas em dois parques diferentes durante todo o ano.

Terças e quintas no Kingsdale Park e às quartas e sextas no Gzowski Park e sempre das 10h até às 14h. Mas atenção que agora no final do verão eles vão fazer uma pausa então fiquem atentos à pagina deles do facebook ou instagram para ficarem a par de tudo.

Não se esqueçam de roupas leves, confortáveis e que se possam sujar. Água e um snack também porque o tempo passa a correr quando eles estão a brincar.

Top Posts

CATEGORIES