Baby Shower: Decisões e Tradições

12/13/2017

Como já devem saber, estou grávida e vou começar a organizar o meu baby shower. Decidi então partilhar convosco uma lista das coisas essenciais a ter em conta para esta festa.

 

Com a Camila fizeram-me um baby shower e eu simplesmente amei! A ideia é que a mãe se sinta mimada antes do bebé nascer.

Aqui no Canadá o baby shower tradicional é uma festa só com mulheres que envolve um convívio e muitos jogos relacionados com bebés.

 

1. Quem organiza?

Manda a tradição que quem organiza o baby shower deve ser qualquer pessoa menos a mãe. Normalmente são amigas, familiares ou colegas.

Muitas vezes são organizados de forma a serem uma festa surpresa.

 

2. Quando?

A melhor altura e mais tradicional é no último trimestre porque a mãe tem uma boa barriga para mostrar e na maior parte dos casos, já sabe o sexo do bebé.

 

3. Guest list

Se a festa for surpresa esta tarefa fica um bocado difícil para a organizadora. Tradicionalmente os baby showers são feitos só para mulheres mas é cada vez mais comum envolver o pai na festa.

Alguns casais optam por descobrir o sexo durante o baby shower o que faz com que seja uma festa muito esperada pelos dois, a melhor forma de fazer isto é pedir ao médico que escreva o sexo do bebé num papel e o ponha num envelope selado que seja entregue à organizadora do evento.

 

4. Localização

O local da festa vai depender do número de convidados ou vice-versa, dependendo do local que vão escolher devem adaptar a vossa lista de convidados e como já referi o único sitio onde nao deve ser e na casa da futura mãe, porque o objetivo e ela ter o menor trabalho possível. Normalmente e em casa de um familiar, amigo ou num espaço alugado.

 

5. Budget

O mais importante é estabelecer quando dinheiro querem/podem gastar com a festa porque se for bem pensado, podem poupar algum! Pensem que precisam de gastar com comida, convites, bolo, decorações, prémios e presentes para os convidados.

 

6. Decoração

Neste tipo de festas a decoração é fundamental! Em primeiro lugar, a festa deve ter um tema, uma coisa que aprendi com o meu outro baby shower e que o tema pode (e deve) ter a ver com a decoração para o quarto do bebé e assim podem reutilizar peças de decoração para a festa e fica um must.

Eu acho que como o bebé ainda não está cá fora, o foco e mesmo a festa em si e a decoração.

 

7. Lista de presentes

Um dos principais objetivos dos baby showers, para além do convívio com amigas, é receber presentes para nos ajudar com os mil e um gastos que vêm associados com a chegada de um bebé ao mundo! Estes presentes podem ser para a mãe ou para o bebé.

 

8. Comida

O mais fácil de servir num baby shower é “finger food” porque facilita bastante a disposição da comida, brincadeiras e convívio entre convidados e permite uma maior variedade no que é servido.

Mas também há quem faça festas em que os convidados se sentem para uma refeição.

 

9. Jogos

Como estava a dizer, os jogos são formas de passar o dia cheio de animação. Não era muito fã e dependendo de quem seja o baby shower pode ser divertido como pode ser completamente péssimo. Às vezes os convidados não falam a mesma língua ou não se conhecem de lado nenhum e pode tornar-se chato. Acho que cada mãe/organizadora tem de avaliar se vale a pena ou não.

 

10. Presentes para os convidados

É muito tradicional no final de cada festa oferecer uma pequena lembrança a quem esteve presente. Neste caso pode ser algo muito simples e até feito à mão.

 

Eu acho que algo útil e a melhor opção e as lembranças que incluem comida e velas são os mais comuns. Pessoalmente não acho muita graça a presentes inúteis que servem só para nos lembrarmos dos bebés, acho que é super giro usar presentes que podem parecer vulgares por fazerem parte do nosso dia a dia mas que são personalizados de forma a que nos façam lembrar o bebé.

 

Vou escrever sobre cada ponto à medida que vou fazendo e organizando o meu baby shower e vou pondo os links neste post.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Top Posts

CATEGORIES

Please reload