Como recebemos no Canadá?

10/17/2017

Queria dizer-vos porque é que quando me perguntam sobre salários, a resposta nunca é linear. O sistema aqui é bastante confuso e muito pouco uniforme! Fala-se de salários a hora, anuais mas depois recebe-se quinzenalmente e as contas para pagar sao sempre mensais.

 

Uma das coisas mais simples para quem já vive aqui é a questão da frequência com que recebemos. Em Portugal regra geral, recebemos todos os meses no final do mês. Aqui no canadá, raramente e assim e eu adoro!

 

Hora

 

É muito comum se falar em salários a hora. Se for assim, o salário mínimo depende da província, podem ver aqui uma lista completa dos salários no Canadá.

Para quem trabalha por turnos ou com horários flexíveis e muito comum usar esta forma nos contratos.

 

Quinzenal ou bimensal

 

O mais normal e receber duas vezes por mês, e dependendo da empresa, pode ser em duas sextas diferentes que eles chamam de biweekly ou a cada dia 15 e 30, semimonthly. O mais comum e esta última opção.

Eu gosto bastante desta distribuição porque ajuda a fazer uma melhor gestão do dinheiro que ganhamos.

Normalmente a renda representa uma grande parte do nosso salário como já vos disse num artigo anterior e portanto dá para pagar a maior parte das despesas da casa com um e usar o outro para gastar no dia dia ou até para pôr de parte, se for o caso!

Mensal

 

Para calcular o salário mensal, peguem numa calculadora! E muito pouco comum se falar em salários mensais muito menos recebê-los assim. Mas acho super importante para a gestão financeira pessoal saber quanto ganhamos mensalmente pois a maior parte das despesas são calculadas desta maneira.

 

Anual

 

O salário anual e o valor oficial que usamos quando uma empresa nos contrata. Chega-se a um acordo mútuo e decide-se assim o valor anual que se vai receber. Pelo menos essa tem sido a minha experiência até agora.

Também é o valor anual que se usa quando calculamos o nosso escalão nos impostos.

 

Como recebemos

 

O Canadá é um país muito avançado em relação a muitas coisas mas em tudo o que diz respeito a bancos, acho que é muito muito atrasado! Isto para vos dizer que muitas empresas ainda pagam com cheques. Tenho visto uma mudança desde que cá cheguei mas ainda é muito comum pagar os salários em cheque. Na última empresa em que trabalhei eles já tinham dado o salto para depósitos diretos na conta mas isso aconteceu recentemente. Acho muito chato termos de ir ao banco depositar cheques semana sim semana não… alguns bancos facilitam e permitem depositar com aplicações ou diretamente nas máquinas atm mas eu continuo a ir ao balcão na maior parte das vezes. Claro que nunca no final do mês! Imaginem porque…

 

Dicas

 

Para terminar, queria tentar dar-vos alguns truques para calcularem os salários e passar de mensal a semanal, de hora a anual e por aí fora. Regra geral…

  • Cada dia tem 8 horas de trabalho (mais a hora de almoço se for o caso)

  • Cada semana tem 5 dias e 40 horas de trabalho

  • Cada ano tem 52 semanas e 12 meses

 

Dito isto, facilmente calcular diferentes salários dependendo do intervalo de tempo. Se ainda assim acharem complicado, podem usar algumas ferramentas online como o site Convert Units que a partir de um salário anual vos faz uma representação do que seria semanalmente, mensalmente, a hora etc,... Outro bastante fácil de usar e bem mais simples é o Calculators que vos permite usar varias métricas.

E claro o OANDA... quem não gosta de saber o que o nosso salário corresponde em euros ou reais??

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Top Posts

CATEGORIES

Please reload