Depois de aterrar, abrir uma conta no banco!

05/14/2017

Quando cheguei ao Canadá uma das primeiras coisas que tive de fazer (senão a primeira mesmo) foi abrir uma conta no banco. É essencial para poder ter um telemóvel, alugar casa e todas as contas associadas a viver cá como água, luz e gás. Mas não serve só para nos tirar dinheiro, também precisas de uma conta para receberes o teu salário pois regra geral os empregadores depositam o dinheiro diretamente nas contas dos empregados. Segue o passo a passo de como o fazer!

 

Escolher o banco: Bem, o primeiro passo é escolher um banco, vou ser sincera que o meu banco de eleição é o BMO e desde que cheguei só tenho tido boas experiências mas existem vários bancos canadianos (vejam a lista completa aqui) e os que eu considero os principais são os seguintes:

  1. BMO (Bank of Montreal)

  2. TD (Canada Trust)

  3. CIBC (Canadian Imperial Bank of Commerce)

  4. RBC (Royal Bank)

  5. Nova Scotia

  6. Tangerine

 

Saibam que aqui também ha sucursais representantes de alguns bancos portugueses como o Montepio, Caixa Geral de Depositos e o Santander Totta.

 

Uma das coisas que tens de ter em consideração ao escolher o teu banco é a localização das sucursais que são convenientes para ti. Se são perto de casa ou do trabalho e quais são seus horários de funcionamento. Através de uma simples pesquisa online também consegues saber quais os produtos financeiros que oferecem dependendo do tempo que vais passar por cá e das tuas preferências bancárias.

 

Abrir conta: Qualquer pessoa pode abrir conta aqui, ou seja que não precisas de ser cidadão ou residente, precisas apenas de dois documentos de identificação como o passaporte e a carta de condução, comprovativo de morada, numero de telefone e em alguns casos email. Não precisas de ter emprego, dinheiro para depositar de imediato nem teres um bom histórico de crédito (falarei outro dia sobre este assunto). Repara também que muitos bancos oferecem programas para recém-chegados, que vêm com incentivos específicos.

 

Tipos de conta: A meu ver há dois tipos de contas a checking e a savings.

  • Checking account: o que nós chamamos de conta à ordem aqui chama-se checking account talvez porque precisamos delas para ter cheques. Não sei. Esta é a conta principal que se usa para movimentar dinheiro, e a conta associada com os cartões de débito e onde vamos receber o salário. Normalmente os bancos cobram planos mensais de manutenção destas contas que vão dos $4.00 aos $30.00 (podes ver alguns na galeria em baixo). Podes ficar isento de pagar a manutenção da tua conta se fores estudante e mostrares um comprovativo (renovável anualmente), se tiveres menos de 18 anos ou se mantiveres um saldo mínimo na conta estipulado pelo banco.

  • Savings account: as contas poupança são muito usadas aqui principalmente uma série de contas de poupança registradas que o governo do Canadá criou para incentivar as pessoas a poupar e protegidas de impostos como os RESPs (podes ler um post que escrevi a explicar melhor do que trata), RRSPs, TFSAs, entre outras.

 

 

Serviços Bancários: Tal como a maioria dos bancos portugueses, os bancos canadianos oferecem serviços de qualidade de diversas maneiras:

  • on-line

  • por telefone

  • através de aplicações

  • sucursais

 

Espero que este post tenha sido útil! Se tiverem alguma dúvida ou comentário entrem em contacto :)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Top Posts

CATEGORIES

Please reload