A dura verdade sobre agua macia - 7 problemas inesperados

05/07/2017

Não estávamos a espera de ter problemas com a água aqui em Kitchener, sempre ouvimos dizer que a água da torneira em Toronto era das melhores para beber, mas para nossa surpresa o caso muda de figura em cidades longe do lago Ontário e em que a extracção da água se faz a partir do solo e por isso traz muito cálcio.

 

Tivemos a sorte de saber da necessidade deste sistema cedo o suficiente mas vou listar os problemas mais comuns de ter água muito dura:

  1. Estraga os electrodomésticos

  2. Entope as torneiras e as canalizações

  3. Provoca irritações na pele

  4. Estraga o cabelo

  5. Altera o sabor da água

  6. Desperdiçar água porque estás sempre a limpar manchas brancas

  7. Roupa e loiça não ficam bem lavadas

 

Para perceberem um bocadinho melhor, vejam em baixo uma tabela que compara os valores da dureza em grãos de algumas cidades da província do Ontário. Escolhi ilustrar essas mas se quiserem podem ver a lista completa aqui.

Como podem ver, os níveis da cidade de Kitchener são bem altos, cinco vezes maiores do que em Toronto. Podem consultar mais tabelas e mapas da zona de Kitchener, Waterloo, Cambridge e Guelph aqui.

 

Para vos dizer então que comprar um water softener aqui tornou-se numa necessidade e não num luxo. Em Portugal estes sistemas de filtragem de agua são chamados descalcificadores de agua e sinceramente nunca tínhamos ouvido falar neles mas amaciam a agua que entra na nossa casa e evita varios problemas como manchas, crostas nas torneiras e nas maquinas de lavar e traz benefícios para a loiça, roupa e para a nossa pele.

 

Em Portugal a agua em geral e bastante boa mas aqui esta um mapa que mostra a dureza da agua nas diferentes regiões do pais:

 

Estávamos mais do que convencidos de que precisávamos de um water softener. O sistema de filtração de água que escolhemos não é muito grande e a máquina é instalada perto dos canos onde a água entra em casa em menos de meia hora.

O processo é bastante fácil de perceber, não vou entrar em grandes detalhes técnicos mas como está ilustrado na imagem aqui ao lado, trata-se de um sistema de troca iônica. Nestes sistemas, os iões de dureza (cálcio e magnésio) são trocados por iões de sal (sódio ou potássio) dentro do tanque. Quando a água flui, entre em contato com pequenas bolinhas de resina que são cobertas com íons salinos.

Conforme mais água vai sendo suavizada, mais esgotadas ficam as esferas e acabam por não ter mais que íons de dureza. Para "recarregar" a máquina temos de adicionar sacos de sal num compartimento do tanque, temos de ver todos os meses quando e que é preciso encher mas o senhor que veio instalar disse-nos que é capaz de durar a volta de três meses.

 

Basicamente é isso malta!

 

Depois claro que tivemos que procurar uma empresa que oferecesse uma boa relação preço qualidade e essa foi outra odisseia. Se estiverem interessados em saber mais sobre marcas e tipos de sistemas digam que escrevo um pot sobre isso :)



 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Top Posts

CATEGORIES

Please reload