A facilidade em registar um bebé no Canadá

05/10/2017

Algumas semanas antes da Camila ter nascido comecei a ficar apreensiva a pensar na documentação necessária para a registar. Sabia que logo após o nascimento não ia ter cabeça para nada mas surpreendentemente o processo não podia ser mais fácil!

 

OHIP: Começo pelo Ontario Health Insurance Plan porque foi o primeiro a que tive acesso e precisei logo dele dois dias depois da Camila ter nascido para ir ao médico. Deram-me um formulário em mãos na maternidade logo depois da Camila ter nascido, muito simples onde se preenchem as informações básicas do bebé como o nome, data de nascimento e a morada. O papel tem uma zona destacável que serve como cartão provisório até ao definitivo ser entregue, o resto as enfermeiras levam e tratam de o enviar ao governo por nós.
Este cartão demorou bastante tempo a chegar em comparação com os outros, a volta de um mês e meio. Vejam no site oficial aqui.

 

Newborn Registration Service: Este serviço fornece um pacote 4-em-1 para recém-nascidos que se preenche pela internet e  demora a volta de 15-20 minutos para preencher e onde vais poder:

1. Registar o teu bebé

2. Pedir a certidão de nascimento

3. Solicitar o social insurance number (SIN)

4. Inscrever-te para os subsídios elegíveis no Canadá (incluindo os benefícios para crianças do Ontário)


Birth Certificate: A certidão de nascimento é emitida pela província onde o bebé nasceu e deve ser feito o mais rápido possível num prazo de 30 dias. Na província do Ontario podes escolher entre o Short Form ou o Long Form, eu escolhi o Long Form porque e o necessário para se poder fazer um passaporte. A diferença de preço é a volta dos $10.00 portanto achei que valia mais a pena!

 

SIN (Social Insurance Number): Nunca é cedo demais para pedir o número da segurança social. A grande vantagem de registares o bebé logo é poder começar a usufruir de planos de poupança para a educação como o RESP (Registered Education Savings Plan), Canada Learning Bond, e o Basic and Additional Canada Education Savings Grant.
Para registar o bebé, é preciso que um dos pais seja um cidadão canadiano ou residente permanente.

 

Custos: A única coisa pela qual se tem que realmente pagar é pela emissão do Birth Certificate e aí só depende se escolheste o short-form ou long-form, portanto $25.00 ou $35.00 respectivamente. Pode ser pago com cartões de crédito mas se não estou em erro, não aceitam Amex.

 
Tempo de emissão: No meu caso, os documentos chegaram todos na mesma altura, a volta de um mês depois de eu ter enviado o formulário.

 

Para além destes documentos, é importante também tratar do passaporte.


Passaporte: o passaporte confesso que foi uma aventura! Tinha planeado fazer uma viagem com a Camila assim que fosse possível então tinha alguma pressa em ter o passaporte dela pronto. É preciso preencher um formulário simples com nome, data de nascimento, morada e outros detalhes e assinado pelos dois pais. Juntar uma prova de que o bebé é canadiano (o tal long form da certidão de nascimento) e duas fotografias MUITO específicas. Aqui achei uma dificuldade gigante em tirar as fotografias porque têm de ser tiradas num estúdio e não se podem ver mãos a segurar o bebé, a tarefa é muito difícil visto que ela com um mês não consegue segurar a cabeça sozinha, mas a fotógrafa tinha lá uma data de truques, demoramos uma meia hora para conseguir o resultado final.

Vai ser preciso também que alguém valide tudo, assine os documentos e uma das fotografias, os requisitos são que essa pessoa conheça a mãe ou o pai do bebé à pelo menos dois anos e que tenha conhecimento do nascimento do bebé.

Custo do passaporte é de $57.00 e pode ser pedido com urgência, vejam a tabela de preços aqui.

Vejam aqui mais detalhes sobre como fazer o passaporte do bebé.

Ah! E nunca assinem o passaporte do vosso bebé... pode ser óbvio mas ele fica automaticamente inválido! Vá-se lá saber!

 

Espero que este post tenha sido útil! Se tiverem alguma dúvida ou comentário entrem em contacto :)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Top Posts

CATEGORIES

Please reload